SpheraBook #21 –Dobradinha Literária:Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

aristotle

Olá amigos, meu nome é Arita e vamos dividir experiências na coluna ….

Nosso bate-papo de hoje será sobre o livro Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo do autor Benjamim Alire Sáenz.

Encontrei no livro algumas brechas que me deixaram muito nervosa como, por exemplo: descobrir que o narrador é um dos personagens e somente é identificado depois do terceiro capítulo. A narrativa é muito boa, e trabalha com um tema polêmico até… Fala sobre a homossexualidade na adolescência (mesmo que a primeira citação sobre o assunto só apareça depois da metade do livro).

Enfim, este livro tem seu ritmo, trabalha o tema proposto de modo leve, suave, sem estereótipos, e em minha opinião um tanto ilusório, visto que atualmente este tema tem causado tantos debates e reflexões.

Dante e Ari estão na década de 80 e possuem famílias que poderiam atualmente dar uma lição nos pais dos anos 2000. Acredito que o autor se contradiz em alguns trechos, pois nos coloca ações e reações dos personagens que diferem muito de uma realidade, deixando a narrativa toda numa certa zona de conforto, impedindo grandes polêmicas sobre ele.

O autor se torna um tanto repetitivo na descrição dos fatos, mas estimula a curiosidade do leitor, mesmo assim. O livro traz um universo de dúvidas e possibilidades que permeiam a simples e doce adolescência.

Sinopse:

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas – e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo. (Companhia das Letras)

Meu vídeo no youtube sobre o livro