[SA] Sakamoto – Anime

Tenho o imenso prazer de apresentar o estudante colegial mais estiloso do mundo, o paladino do cavalheirismo estudantil e lorde supremo da compostura. Toda a prosa púrpura é pouca para defini-lo. Quem é ele? Ele é o Sakamoto.
“Sakamoto desu ga?” (ou “Eu? Sou o Sakamoto.” se você preferir em português) é um anime de comédia escolar que satiriza um dos estereótipos mais comuns e apreciados principalmente pelo público juvenil feminino de animes. O rapaz lindo e perfeito que se sai bem em absolutamente tudo que faz.sakamoto maravilhoso

“Nossa Nelson, esse anime deve ser muito chato então”! Você é quem vai me dizer…Digo que não, eventual leitor…Não mesmo!
O protagonista está começando o primeiro ano do colegial e ninguém o conhece, porém sua presença e elegância despertam a atenção de todos que o veem. As meninas suspiram e os rapazes rangem os dentes de inveja, tudo muito normal até aí. No entanto, Sakamoto não é apenas belo e estiloso, ele também é inusitado.

O rapaz transforma as tarefas mais corriqueiras em demonstrações ridículas de habilidade. A animação os tres delinquentescria diversos cenários absurdos nos quais o nosso fabuloso protagonista sempre mantém a pose e o ar de dignidade. Se ele senta na janela e começa a ler um livro, os sinos tocam e os anjos cantam no paraíso. Não demora muito até que os delinquentes se tornem também seus admiradores.

O anime também brinca com outras figuras comuns desse ambiente escolar. Tem o trio de delinquentes que procura maneiras de desafiar Sakamoto constantemente. A menina linda e popular que tenta chamar a atenção dele a qualquer custo. O menino gordo e medroso que sofre bullying. O príncipe delinquente que é uma espécie de contra-parte mais truculenta e menos talentosa de Sakamoto.

Uma das coisas mais legais é ver como todos esses personagens evoluem no convívio com o protagonista. Pois o jovem lorde não é apenas estiloso, ele espalha boa vontade e cavalheirismo, diferente do estereótipo arrogante e indiferente desse tipo de personagem. Apesar de ser um exímio atleta, nunca recorre à violência num conflito. Sempre auxilia qualquer um que se encontre em dificuldade, o que lhe rende as amizades mais incomuns.

diva popular da turmaComo me acostumei (e me afeiçoei) às bizarrices do humor japonês, teve apenas uma situação no anime que causou mais estranhamento do que divertimento. Algo envolvendo a mãe de um dos colegas do Sakamoto. Não entrarei em mais detalhes.

O anime é adaptado do manga homônimo que foi encerrado com 4 volumes no Japão. Já foi anunciada sua publicação no Brasil pela Panini, mas sem nenhuma data específica até então.

Enfim, se você curte animes escolares, Sakamoto é pra você…
Se está de saco cheio de animações desse tipo, Sakamoto é pra você…
Se gosta de melodrama e lição de vida, Sakamoto é pra você….
Se detesta animes com melodrama e lição de vida, Sakamoto também é para você…

A série tem apenas 12 episódios e está disponível com legendas em português brasileiro no Crunchyroll, o nosso Netflix de animes. Façam bom proveito!!!!

Abraços,

Nelson.