1523371872_011176_1524683593_noticiarelacionadaprincipal_normal

[SC] Guerra Infinita – Confira a expansão do universo Marvel

A primeira fase de filmes da Marvel vai de 2008 a 2012 e conta as histórias de origem daqueles que seriam as três figuras principais desse universo: Capitão América, Homem de Ferro e Thor.

O longa número 1 é “Homem de Ferro”, de 2008. Mas foi só em 2011, com “Capitão América: O primeiro vingador” e “Thor”, que o público entende que esse papo de super-heróis é mais antigo e cósmico do que parece.

O primeiro filme solo de Thor deixa a Terra, viaja ao reino nórdico de Asgard e expande a trama para o espaço. Enquanto a aventura de estreia de Steve Rogers nos anos 1940 revela o Tesseract, artefato mágico que protegia a Joia do Espaço.

Tanto o ambiente espacial como as Joias do Infinito são elementos cruciais de “Vingadores: Guerra infinita”.  Já “Os vingadores”, de 2012, reúne pela primeira vez os grandes personagens da Marvel. A história também dá pistas de uma ameaça maior: Thanos, o vilão que tem como objetivo destruir metade do universo.

A segunda fase de filmes da Marvel acontece entre 2013 e 2015 e serve tanto para explorar as relações entre esses seres super-poderosos, como para desenvolver personagens menores que se tornariam importantes mais pra frente.

É o caso do Máquina de Guerra, em “Homem de ferro 3″, de 2013. E Bucky Barnes, coadjuvante da primeira história de Capitão América que ganha tons dramáticos em “Capitão América: Soldado invernal”, de 2014.  É nesse mesmo ano que o universo cinematográfico da Marvel abraça de vez seu lado galático e bem-humorado, com “Guardiões da galáxia”. Todos esses eventos culminam no segundo encontro dos Vingadores, em “Era de Ultron” (2015), marcado por conflitos existenciais e momentos de discordância entre os heróis.

vingadores-e1520510814578A terceira fase de filmes da Marvel começou em 2016 e deve terminar em 2019 com o quarto longa dos Vingadores, ainda sem nome definido.  E apesar de introduzir muitos rostinhos novos, como “Doutor Estranho”(2016), “Homem-Aranha: De volta ao lar” (2017) e “Pantera Negra”(2018), este é um período de sérios desdobramentos para os heróis mais populares

Como em “Capitão América: Guerra civil”, de 2016, quando Steve Rogers e Tony Stark vão às vias de fato depois de anos de opiniões contrárias. A crise acaba dividindo os Vingadores ao meio, fato que se mantém em “Guerra infinita”.

Já “Thor: Ragnarok”, de 2017, conclui a jornada do deus do trovão em Asgard e o deixa mais forte, pronto para um salto de importância no novo longa.

Guerra Infinita:

Juntando os seis núcleos de heróis, Vingadores: Guerra Infinita é o maior e mais ambicioso projeto da Marvel até agora. O time dos Vingadores originais já é conhecido do público, com dois filmes e três nomes em franquias solo, os super-heróis mais poderosos também são alguns dos mais populares.

Para enfrentar Thanos (Josh Brolin), um gigante intergaláctico que está em busca das Joias do Infinito, a maior ameaça que os Vingadores já lidaram e que pode destruir a Terra, eles precisavam de reforços. Homem-Formiga (Paul Rudd), Pantera Negra (Chadwick Boseman) e o exército de Wakanda, Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Wong (Benedict Wong), os Guardiões da Galáxia e o Homem-Aranha (Tom Holland) vêm ao socorro da equipe.

Os fãs de filmes de super-herói sabem que cada filme e cada franquia tem sua particularidade. Guardiões da GaláxiaHomem-Aranha e Homem-Formigamisturam ação, drama e principalmente comédia, e prometem ser os alívios cômicos de Guerra InfinitaDoutor Estranho e Pantera Negra ficam encarregados da seriedade e drama, enquanto os Vingadores devem manter as características que o público já conhece. Os roteiristas já afirmaram que os fãs podem esperar uma mistura coesa de estilos durante o filme.

Porém, uma coisa que os fãs não devem ficar ansiosos para entender é o passado do vilão, Thanos. O gigante já apareceu antes no Universo Cinematográfico Marvel, seja em cenas pós-créditos ou em Guardiões da Galáxia. Desde o primeiro momento, ele é retratado com uma grande e incontrolável ameaça. Além disso, ele é pai de Nebula (Karen Gillan) e Gamora (Zoe Saldana), que terão que impedir os avanços dele.

Não é sabido do público ainda a real motivação do vilão para ir atrás das seis Joias do Infinito para completar a Manopla do Infinito, mas essa busca vai nortear Guerra Infinita. A presença de Thanos ainda não foi confirmada na parte dois do filme, prevista para o ano que vem. Os diretores, os Irmãos Russo, já disseram que o filme vai se passar pela visão de Thanos.

As Joias do Infinito

Joia da Mente, na posse de Visão

Algumas das pedras já apareceram nos filmes. Em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), o Caveira Vermelha tem posse do Tesseract, recptáculo da Joia do Espaço. Depois dele, a pedra azul é roubada por Loki (Tom Hiddleston), o deus traiçoeiro que também é dono da Joia do Mente, que usa em seu cetro, que havia sido roubado.

Nos pôsteres e em um dos trailers, é possível ver que Thanos já possui duas pedras, a Joia do Espaço e do Poder, roxa, que estava dentro de um Orbe protegido pela Tropa Nova, amigos de Peter Quill (Chris Pratt) em Guardiões da Galáxia (2014).

Além das três pedras, já apareceu também o Éter, a Joia da Realidade, em Thor: O Mundo Sombrio (2013). No longa, a joia vermelha é guardada pelo Colecionador.

As duas Joias faltantes estão na posse de dois dos heróis. Durante Vingadores: A Era de Ultron (2015), o cetro de Loki é encontrado e os heróis descobrem que a joia amarela deu os poderes de Wanda (Elizabeth Olsen) e Pietro Maximoff. Depois da ameaça de Ultron, Tony (Robert Downey Jr.) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) criam Visão (Paul Bettany), que usa a Joia da Mente na testa. Doutor Estranho é o dono da Joia do Tempo, que fica guardada no colar conhecido como Olho de Agamotto. A pedra verde é usada no pescoço de Stephen Stranger.

A única joia que nunca foi revelada é a Joia da Alma. A pedra laranja está escondida em algum lugar do espaço e terá que ser resgatada pelos heróis antes que Thanos a encontre. Caso ele consiga completar a Manopla do Infinito, Thanos se torna a criatura mais poderosa do Universo, podendo usar os poderes das pedras a bel prazer.

Fusão de Universos

Times se dividiram entre espaço e Terra

Cronologicamente, o filme se passa depois de Capitão América: Guerra Civil (2016) e Pantera Negra (2018). Em Guerra Civil, os heróis se dividem entre os que apoiam as decisões do governo americano e os que opõe e essa divisão será clara durante Guerra Infinita. No final de Guerra Civil, Bucky Barnes (Sebastian Stan), melhor amigo de Steve Rogers (Chris Evans) e codinome Soldado Invernal, é levado para Wakanda. Ele retorna para a luta junto com T’Challa e o Exército de Wakanda.

Para enfrentar Thanos, os heróis se dividem entre quem vai lutar na Terra e quem vai lutar no espaço. Homem de Ferro, Homem-Aranha, Thor (Chris Hemsworth) e Guardiões da Galáxia, e Doutro Estanho ficarão responsáveis pelas lutas espaciais, ainda que Tony também tenha assuntos a resolver na Terra.

Em terra firme, ficam Capitão América, Bucky, Viúva Negra (Scarlett Johannson), Falcão (Anthony Mackie), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Hulk, Visão, Feiticeira Escarlate, o Homem-Formiga, Máquina de Combate (Don Cheadle) e o exército de Wakanda, liderado pelo Pantera Negra.  

Além dos heróis confirmados, o ator Sebastian Stan contou ao jornal britânico Independent que algumas aparições surpresas vão acontecer ao longo do filme, mas destacou que os fãs vão se surpreender com uma das cenas desses encontros.

Com medo de spoilers vazarem, os diretores do longa revelaram que nem os atores sabem exatamente o que vai acontecer no filme, já que receberam roteiros falsos. Eles contaram em entrevista ao Games Online que pouquíssimas pessoas assistiram ao filme terminado até agora. Elizabeth Olsen e Paul Bettany confirmaram que receberam roteiros diferentes, mas só perceberam no final das gravações.

Heróis Ameaçados

Capitão América pode estar em risco em Guerra Infinita

A duologia Guerra Infinita marca o fim do contrato dos Vingadores originais, e os fãs podem esperar alguns finais trágicos com isso. Chris Evans já contou que não pretende renovar o contrato com a Marvel e, nos quadrinhos, o Capitão América já passou o escudo para Bucky Barnes e Falcão.

Os fãs especulam que Gavião Arqueiro morra em algum dos dois filmes. O personagem é o único que não aparece nos pôsteres oficiais do filme, não apareceu no trailer e também não ganhou pôster individual. Os Irmãos Russo defenderam a ausência de Clint e explicaram que ela faz sentido para a narrativa.

Apesar do fim do contrato, o Homem de Ferro talvez não tenha um final trágico. Amado pelos fãs, Tony deve se aposentar e aparecer esporadicamente nos outros filmes da Marvel, como em Homem-Aranha.

Hulk ainda tem um filme sobrando no contrato com a Marvel, e talvez os Irmãos Russo desengavetem um projeto de filme solo para a Viúva Negra, dando a chance de Scarlett Johansson renovar o contrato com a produtora.

Tirando as questões burocráticas, dois personagens correm risco dentro do filme. Por conta da busca de Thanos pelas Joias do Infinito, Visão e Doutor Estranho serão alvos diretos do vilão. Ainda não se sabe se Visão conseguirá sobreviver sem a Joia da Mente ou se ele se tornará um ser humano comum. Por hora, ainda não se sabe se haverá uma continuação para Doutor Estranho, o que ameaça sua sobrevivência também.

Loki também é outra baixa que pode acontecer durante Guerra Infinita. Já é sabido que Thanos consegue pegar a Joia do Espaço, mas ainda não sabemos a que custo. Uma cena de Thor gritando em um dos trailers reforçou a teoria dos fãs de que Tom Hiddleston pode deixar a Marvel.

Quebrando recordes

Guerra Infinita quebrou recorde de trailer mais visto

Com pouco menos de uma semana de espera para o lançamento do filme, que será lançado no Brasil na quinta-feira (26) e mundialmente na sexta-feira (27), Guerra Infinita já quebrou dois recordes e pode se preparar para quebrar mais.

O trailer se tornou o mais visto nas primeiras 24 horas, com 230 milhões de visualizações. O recorde anterior era de It: A Coisa, com 197 milhões.

Além disso, a pré-venda dos ingressos do longa superou a venda dos últimos sete filmes da Marvel, incluindo o recordista anterior, Pantera Negra, segundo Erik David, da plataforma de vendas de ingressos Fandango.

Mesmo sem divulgar os números exatos, Guerra Infinita vendeu mais quePantera NegraThor: RagnarokHomem-Aranha: De Volta ao LarGuardiões da Galáxia: Volume 2Doutor EstranhoCapitão América: Guerra Civil e Homem-Formiga juntos.

A expectativa é que o filme ainda quebre recordes durante o lançamento e, talvez, supere alguns dos recordes deixados por Pantera Negra. O longa estrelado por Chadwick Boseman se tornou a terceira maior bilheteria mundial e é o filme de super-heróis mais visto da história dos Estados Unidos, além de ser o filme mais tuitado de todos.

Fonte:

G1  e R7