[SG] SpheraBoards: Citadels

 

Hello pessoas!

Olha eu aqui de novo, Laíse Lima do Boards e books! Depois do primeiro post de apresentação da Sphera Boards- já foi lá ver? Vamos começar já falando do que interessa…Jogos, jogos, jogos…. Esse é nosso primeiro Review. Eu não poderia começar com outro jogo, que não um dos meus xodós! Sem mais enrolação, vamos nessa!

Ps: No final de cada review você verá as conclusões finais com minhas opiniões sobre o jogo e mais lugares onde buscar informação sobre eles.

Ficha Técnica:

Editora: Fantasy Flight Games

Edição Brasileira: Galápagos Jogos

Numero de Jogadores: 3-8

Tempo de Jogo: 1:30 em média

 

História:

Em Citadels, cada jogador governa uma cidade e busca fazê-la prosperar com a construção de novos distritos. A partida termina assim que um dos jogadores constrói seu oitavo distrito, e o vencedor é aquele cuja cidade vale mais pontos. No entanto, construir a cidade mais impressionante não é uma tarefa fácil. Somente influenciando nobres, comerciantes e outros personagens poderosos do reino é que você vai alcançar sucesso.

 

Turnos do Jogo:

Escolha dos Personagens: O jogador que possui a Coroa (ou seja, o jogador inicial), neste turno, pega o Baralho de Personagens, olha as cartas e secretamente escolhe um dos personagens disponíveis (a depender do número de jogadores, alguns personagens aleatórios nãos estarão disponíveis no início de cada rodada). A seguir, este jogador passa as cartas de personagem restantes para o jogador à sua esquerda que, também secretamente, escolhe uma carta e passa as cartas restantes para o jogador à sua esquerda e assim por diante. Este processo continua até que todos os jogadores tenham escolhido uma carta do Baralho de Personagens. Após o último jogador ter escolhido sua carta, sempre sobrará uma que será colocada, pelo último jogador a escolher seu personagem, no centro da mesa com a face virada para baixo.

Cada personagem exerce um papel (tem uma habilidade específica) no jogo. Segue abaixo a especificação dos personagens do jogo base:

Ps: Existe, já incluso na versão brasileira, a expansão “Cidade Sombria” que inclui outros personagens que substituem os do jogo base e outras cartas de distrito.

Assassino: Anuncia o título de outro personagem que deseja matar. O jogador cujo personagem foi assassinado não deve dizer nada e deve permanecer em silêncio quando o personagem assassinado for chamado para realizar seu turno. O personagem assassinado perde seu turno.

Ladrão: Anuncia o título de outro personagem de quem deseja roubar. Quando o jogador que possui este personagem é chamado para realizar seu turno, o Ladrão rouba todas as suas moedas de ouro imediatamente.

Mago: A qualquer momento durante seu turno, pode trocar todas as cartas da sua mão com as cartas da mão de outro jogador ou colocar qualquer quantidade de cartas da sua mão embaixo do Baralho de Distritos, com as faces viradas para baixo e comprar a mesma quantidade de cartas do topo do Baralho.

Rei: Recebe uma moeda de ouro para cada distrito nobre (amarelo) em sua cidade. Quando o Rei é chamado, imediatamente recebe a Coroa. Agora, você será o primeiro jogador a escolher seu personagem na próxima rodada.

Bispo: Recebe uma moeda de ouro para cada distrito religioso (azul) em sua cidade. Seus distritos não podem ser destruídos pelo Mercenário.

Comerciante: Recebe uma moeda de ouro para cada distrito comercial (verde) em sua cidade. Após realizar uma ação, você recebe uma moeda de ouro adicional (sim, simplesmente por ser o comerciante…. o cara é mais ladrão do que o ladrão).

Arquiteto: Após realizar uma ação, compra duas cartas de distrito adicionais e coloca ambas em sua mão. Pode construir até três distritos durante seu turno (pela regra só pode ser construído 1 distrito por rodada, o arquiteto é a exceção).

Mercenário: Recebe uma moeda de ouro para cada distrito militar (vermelho) em sua cidade. Ao final de seu turno, pode destruir um distrito à sua escolha pagando uma moeda de ouro a menos que o custo do distrito.

Realizando as Ações: Uma vez que todos os jogadores escolheram uma carta de personagem, o jogador com a Coroa chama o nome dos personagens, um por vez, de acordo com a ordem numérica de classificação. “Assassino” (1), depois o “Ladrão” (2) etc.  Quando o nome da sua carta de personagem é chamado, você deve revelar sua carta de personagem, e começa seu turno.

imagesEm seu turno, primeiro você deve realizar uma ação e depois você pode construir uma carta de distrito. Você deve fazer uma das seguintes ações: Pegar duas moedas de ouro do banco ou pegar carta de distrito do Baralho de Distritos.

Feito isso, você pode construir uma Carta de Distrito, ou seja, colocar a carta da sua mão sobre a mesa. Para tanto, você deve pagar o custo do distrito em moedas de ouro para o banco. Se preferir, você pode não construir uma carta de distrito. O custo em ouro para construir uma carta de distrito equivale à quantidade de moedas de ouro localizadas na parte superior da carta. Não se pode ter dois distritos iguais na mesma cidade.

Vence o jogador com o maior número de pontos. Em caso de empate, o jogador com a maior quantidade de moedas de ouro vence a partida.

 

Estatísticas do Jogo:

– Apelo a não boardgamers (alto): Ele é um jogo que agrada a praticamente todo mundo, sério!!!! Inclusive aos gamers que gostam de jogos pesados e looooongos. O Citadels agrada por poder ser jogado entre uma partida leve e outra mais pesada. Quanto aos “não boardgamers”, é um jogo ideal para quem está começando agora. Simplesmente o pessoal vicia (isso aconteceu no grupo que eu iniciei, virou o vício da galera). Um card interativo, dinâmico e simples, muito bom pra relaxar e rir (principalmente quando marcam alguém e essa pessoa é alvo do assassino o tempo inteiro… rsrsrs tem dessas).

– Complexidade (baixa): Simples, extremamente simples. O mais complexo pra o pessoal que começa a jogar é lembrar a ordem dos personagens e no que isso pode influenciar em ações no decorrer do jogo, mas depois de um tempo isso fica automático.

– Independente de idioma (sim): Se você comprar a versão internacional não. Ele tem texto nas cartas de personagem e em algumas cartas de distrito (que são ocultas), então tem que saber inglês (um inglês básico dá pra o gasto). Mas já tem versão nacional.

            – É achado no Brasil?? (sim): O Citadels foi lançado pela Galápagos jogos e pode ser adquirido no site da própria editora. Ele também pode ser encontrado em algumas grandes livrarias como a Cultura e em lojas especializadas em Board games e geeks.

            -Preço (relativamente baixo): Super acessível. Ele não sai por mais de R$100,00 se você souber procurar direitinho, principalmente se for usado.

Opinião: É um jogo que cativa pela simplicidade e habilidades diferentes de personagens. Não enjoa fácil pela boa rejogabilidade, além de ser muito interativo. Enfim, um dos preferidos da galera aqui.

 

Links relacionados ao jogo:

Site da Galápagos Jogos: http://www.galapagosjogos.com.br/

Vídeo explicativo do Nerds Overview: https://www.youtube.com/watch?v=xIZMhcVQmpU

Vídeo explicativo do Aboardgames: https://www.youtube.com/watch?v=6jhgnBkCpYg

 

Laíse Lima – Boards e books

 

Acompanhe pelas redes sociais:

Fanpage Boards e books – boardsebooks

Oficinas Lúdicas – oficinasludicas

Twitter: @lailima19

Instagram: @lailima19

Ludopedia: lailima19

Snapshat: lailima19

Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1236487