[SG] SpheraBoards – Coloretto

Hello pessoas!

Olha eu aqui de novo, Laíse Lima do Boards e books!!! E lá vem mais um review…Dessa vez, um card Game leve que dá pra jogar com a família e como entrada para um dia de jogatina! Vamos nessa!

Ficha Técnica:

Edição Brasileira: Grow

Numero de Jogadores: 2-5

Tempo de Jogo: 30 minutos em média

 

Objetivo do Jogo:

​Coloretto é um jogo de cartas criado por Michael Schacht e foi lançado em 2003. No Brasil, foi lançado em 2011 pela Grow. Também existem outras versões do jogo, uma delas lançada pela Rio Grande Games. O jogo é composto por cartas com desenhos de camaleões de cores diversas.

Os jogadores compram cartas de um baralho central. Durante a partida, devem tentar adquirir cartas das mesmas cores, pois ao final, o jogador consegue pontos positivos em apenas 3 cores; o restante conta como pontos negativos. Quanto mais cartas de uma cor um jogador tiver, mais pontos consegue. Vence o jogador com mais pontos.

Mesa do jogo

Regras (3-5 Jogadores):

​- Na preparação do jogo, coloca-se o número de cartas de fileira igual ao número de jogadores. São distribuídas 2 cartas de cores e uma carta de pontuação para cada jogador.

– A carta da Ultima Rodada é embaralhada entre as ultimas 15 cartas do monte de cores e este monte é colocado no centro da mesa virado com a face para baixo.

Ps: Existem duas formas de jogar que mudam completamente o rumo da partida: pode-se jogar com a carta de pontuação do lado creme ou do lado cinza, mudando assim a escala de pontos no final do jogo.

– Em seu turno, cada jogador deve realizar uma das duas ações seguintes: comprar e colocar uma carta ou pegar uma fileira de cartas. Em seguida, o jogador à esquerda do jogador atual realiza o seu turno. Quando cada jogador pegar uma No lado direito as cartas de pontuação. Na parte inferior central a carta de ultima rodada.fileira de cartas, a rodada termina e uma nova rodada começa.

– Na opção de comprar uma carta, o jogador pega a carta superior do baralho e a coloca virada para cima ao lado de uma carta de fileira. Uma carta de fileira pode ter até 3 cartas ao seu lado. Quando já houver 3 cartas ao lado de uma carta de fileira, o jogador terá que colocar a carta comprada ao lado de outra carta de fileira. Quando todas as cartas de fileira tiverem 3 cartas ao lado, os jogadores não poderão escolher esta ação. O jogador deve então pegar uma das fileiras.

– Na opção de pegar uma fileira de cartas, o jogador recolhe todas as cartas ao lado de uma carta de fileira e as coloca viradas para cima em sua área de jogo. O jogador deve ordenar as cartas por cor. Se um jogador ficar com um coringa, deve deixá-lo separado por enquanto. Decidirá em que cor vai colocar ao final da partida, mas não antes. Um jogador só pode pegar uma carta de fileira se houver ao menos uma carta ao seu lado. Depois que um jogador pegar uma carta de fileira em uma rodada, não jogará outros turnos durante esta rodada.

 

Final da Partida e Pontuação:

– Quando a carta da “Última rodada” é comprada, isto indica que a rodada atual será a última. Então o jogador compra a carta seguinte. No final da última rodada, os jogadores decidem que cores seus coringas assumirão (cada um pode ser de uma cor diferente). Cada jogador conta as cartas que tiver em cada cor e conta os pontos positivos e negativos que adquiriu de acordo com a carta de pontuação. Um jogador não obtém pontos adicionais por ter mais de 6 cartas de uma mesma cor.

– Cada jogador escolhe quais 3 de suas cores pontuarão positivamente. Todas as outras cores pontuarão negativamente. Cada carta “+2” vale 2 pontos positivos.

Ps: Em uma partida com 2 jogadores, se joga com as cartas de fileira viradas para o lado verde.

 

Estatísticas do Jogo:

​- Apelo a não boardgamers (alto): É um jogo simples, bem para iniciantes. Talvez os mais adultos gostem mas não joguem tanto ele, tem uma pegada mais infanto-juvenil, apesar de ser bem estratégico.

​- Complexidade (baixa): As regras são aprendidas rapidamente.

​- É independente de idioma? Sim

​- É encontrado no Brasil? (sim): É vendido em livrarias como a Cultura e pelo site da Grow.

​Preço (baixo): Barato a feira…

 

​Opinião:

É um jogo divertido e simples, ideal para partidas entre partidas mais complexas. Porém enjoa fácil. Não é o tipo de jogo que a galera anima em jogar diversas vezes seguidas. Mas no geral é um ótimo jogo trazido pela Grow. Outro ponto fraco é a qualidade das cartas, muitas jogatinas já acabam com o jogo.

Links relacionados ao jogo:

Site da Grow: http://www.grow.com.br/

Laíse Lima – Boards e books

Acompanhe pelas redes sociais:

Fanpage Boards e books – boardsebooks

Oficinas Lúdicas – oficinasludicas

Twitter: @lailima19

Instagram: @lailima19

Ludopedia: lailima19

Snapshat: lailima19

Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1236487