[SG] SpheraBoards | Dixit

Dixit

Hello pessoas! Laíse Lima de novo na área com mais um review. Vamos com um Game leve dessa vez, que dá pra jogar com a família e como entrada para um dia de jogatina! Um excelente jogo que é uma porta de entrada para os Board Games Modernos, o que chamamos de gateway. Vamos nessa!

Ficha Técnica:

Edição Brasileira: Galápagos Jogos              Número de Jogadores: 3-6

Tempo de Jogo: 30 minutos em média          Objetivo do Jogo:

Dixit é um jogo do designer Jean-Louis Roubira e da ilustradora Marie Cardouat, publicado pela editora Asmodee, e traduzido para o português pela Galápagos jogos. É um jogo de dedução e criatividade abstrata, no qual vence quem completa 30 pontos primeiro. Veja abaixo como a sequência e a pontuação do jogo acontece.

Regras:

Cada jogador tem um certo número de cartas na mão que só ele tem acesso. A cada rodada, haverá um jogador da vez (chamado de narrador) que colocará uma carta virada pra baixo na mesa e dará uma dica que possa levar pessoas a deduzirem qual será a sua carta. A dica pode ser dada de diversas formas, através de palavras, frases, músicas, poesia, mímica… qualquer coisa, a graça do jogo é explorar a criatividade.

Todos os outros jogadores também jogarão uma carta, com a ilustração virada para baixo. Embaralha-se bem as cartas dos jogadores com a do narrador e serão reveladas e organizadas numa fileira. Todos os jogadores, com exceção do narrador, escolherão secretamente uma carta. Isso é feito através de um marcador individual numerado (no jogo básico, cada jogador tem um marcador ou cartela de sua cor para os números de 1 a 6, dependendo de quantos jogadores estiverem na mesa). Depois que todos fizerem sua votação secreta, revela-se o número que cada um colocou.

Pontuação:

S_829601-MLB20376820903_082015-OComo se ganha pontos em Dixit? O narrador ganha 3 pontos se pelo menos um outro jogador votou na carta que ele escolheu. Cada jogador que acertou a carta certa também ganha três pontos. Obviamente, o jogador da vez não vota. Agora, alguém pode perguntar: Então porque o narrador não apela e dá uma pista óbvia para que alguém acerte com certeza?. Porque se na votação secreta todos os jogadores votarem na carta certa, ao invés dos 3 pontos, todos os jogadores, MENOS o narrador, ganharão 2 pontos. Ou seja, todos se deram bem, menos o narrador.

E por outro lado, alguém pode achar que será uma boa o narrador dar uma pista obscura demais, para evitar que os outros jogadores ganhem pontos facilmente. O problema é que se ninguém acertar a carta certa, novamente todos os jogadores MENOS o narrador, ganharão 2 pontos. Idealmente, o narrador tentará dar uma pista que faça pelo menos um jogador deduzir qual a sua carta, mas que não seja óbvia demais para evitar que todos votem nela.

E quanto às outras cartas dos demais jogadores? Servem só para confundir? Não. Após a votação, se alguém votou na carta de um jogador que não seja a carta do jogador da vez, o dono daquela carta ganha um ponto por voto.

Idealmente, cada jogador tentará jogar uma carta que induza os outros jogadores a votarem na sua carta, ao invés da carta do jogador da vez. Não se pode votar na sua própria carta. E assim termina uma rodada. As cartas usadas são descartadas, todos compram uma nova carta e há um novo narrador. No final de uma rodada, se um ou mais jogadores conseguirem acumular 30+ pontos, ganha quem ficou mais na frente do placar.

download (1)O Dixit conta com 11 expansões que trazem mais cartas e dão uma cara nova ao jogo, algumas dessas expansões já foram trazidas para o Brasil!

Estatísticas do Jogo:

– Apelo a não boardgamers (alto): É um jogo simples, um verdadeiro gateway. Um jogo que estimula a criatividade e interação. E se é jogado num grupo de amigos que se conhecem muito, ele fica ainda mais desafiador, pois as dicas tendem a ser bem mais elaboradas – Complexidade (baixa): As regras são aprendidas extremamente rápido.

– Independente de idioma? Sim. Não tem textos, é só desenho.

– Achado no Brasil (sim): É vendido em livrarias como a cultura, em lojas especializadas e pelo site da Galápagos Jogos. Preço (baixo): 120 reais em média.

Opinião: Independente da pontuação, as pistas e as cartas usadas são a estrela do jogo. Com o grupo certo, que entra no clima da criatividade, os momentos de diversão e muita risada são garantidos!!

Links relacionados ao jogo:

http://en.libellud.com/games/dixit (site oficial do jogo)

https://loja.galapagosjogos.com.br/t/franquia/dixit (venda)

 

Laíse Lima – Boards e books

Acompanhe pelas redes sociais:

Fanpage Boards e books – boardsebooks               Oficinas Lúdicas – oficinasludicas

Twitter: @lailima19             Instagram: @lailima19

Ludopedia: lailima19          Snapshat: lailima19

Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1236487