[SG] SpheraBoards: Meus quatro anos de Tabuleirosphera

Olá meus amigos, eu sou a Laíse, do canal Boards e Books  no youtube, e estou estreando hoje minha coluna aqui no Sphera.
Conheçam um pouco dos meus quatro anos e os jogos de Tabuleiro, uma notável coincidência, pois o SpheraGeek também completa 4 anos neste mês.

Meu encontro com o fantástico mundo dos Board Games foi em meados de 2012. Uma descoberta que mudou a minha vida. Eu tinha acabado de me formar em fonoaudiologia quando conheci um grupo (nem lembro como) chamado Tabuleiros da Bahia, um grupo de colecionadores e apaixonados por jogos de tabuleiro modernos aqui de Salvador. Esse grupo, na época ainda bem pequeno, se encontrava todo mês em uma lanchonete para jogar e papear sobre Board games. O evento acontecia em paralelo com outro, chamado RPG Salvador, um encontro de jogadores do Role Playing Game, que também se tornou um hobbie pouco tempo depois.

10678543_918237298189764_3203833814813652261_n

Hoje minha coleção tem pouco mais de 50 jogos e as descobertas não acabam. O Tabuleiros da Bahia não existe mais, porém criamos um novo grupo chamado Joga Aê, que se reúne uma vez por mês e o espaço para jogar teve de aumentar, pois o grupo aumentou consideravelmente. Um universo inteiro a explorar, temas infinitos, e mecânicas inteligentes. Os Jogos de Tabuleiro modernos se diferem dos conhecidos clássicos Jogo da Vida, War ou Banco Imobiliário, pois praticamente descartam o efeito “sorte” e inserem uma visão estratégica apurada e uma imersão muito maior nos temas.

São milhares de jogos lançados internacionalmente, e o Brasil tem expandido seu mercado, observando um crescente exponencial do número de aficionados pela “volta às origens” dos games analógicos. Há 4 anos atrás não existiam muitas formas de adquirir os jogos que não pela importação, e o domínio do inglês era quase essencial. Hoje as lojas e livrarias estão repletas de possibilidades de entretenimento e aprendizado. Desde jogos que remetem aos clássicos como o twilight struggle que lembram as estratégias de guerra do War, porém com uma dinâmica muito mais real que simula eventos que realmente aconteceram na Guerra Fria; até jogos cooperativos como o Zombicide, no qual os jogadores precisam trabalhar em equipe, a fim de lutar contra o mecanismo do próprio jogo.

1520742_921841801162647_6405911316909343583_n

É sobre esse mundo incrível que vamos começar a falar por aqui, na coluna Sphera Boards! Toda semana um conteúdo diferente, Reviews, Dicas TOP 5, Novidades do Mês e muito mais! Espero vocês aqui no Spherae vamos viajar pelo fantástico mundo dos tabuleiros!

Um grande abraço !! E não esqueça de me seguir nas redes sociais ok?

Laíse Lima

 

Acompanhe pelas redes sociais:

Fanpage Boards e books – boardsebooks
Oficinas Lúdicas – oficinasludicas
Twitter: @lailima19
Instagram: @lailima19
Ludopedia: lailima19
Snapshat: lailima19
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1236487