[SL] Clube de Leitura e Escrita – Fevereiro: Admirável Mundo Novo

Lançado em 1931, este é um livro baseado em teorias de grandes personalidades como Ford, Marx, Lenin e Freud. É como se o autor tivesse pego cada uma das ideias destes intelectuais e elaborado um mundo onde suas características em seu máximo. Apesar de o livro ter sido lançado na década de 30, a linguagem é contemporânea, sem palavras difíceis ou termos antigos, o que faz com que a leitura seja rápida.

O Autor  descreve uma sociedade extremamente científica, onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais. Essa sociedade não possui ética religiosa e valores morais. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga, sem efeito colateral aparente, chamada “soma”.

O livro traça o contraste entre o ‘moderno” e o “atrasado”, tecendo críticas ao desenvolvimento da ciência, que, segundo o autor, ao contrário de promover benefícios à sociedade, contribuiu para o surgimento de diversos problemas de ordem social que posteriormente não seriam resolvidos.