Sphera Games #12 – Ashley, Leon e Ganados (Resident Evil 4)

Olá!

Para você que não me conhece, eu sou o Jack e sim, sou viciado em games!
Hoje irei analisar um clássico do PS2, o game da Capcom: “Resident Evil 4” um jogo com elementos de Survivor Horror, porém com menos elementos de terror de seus antecessores. Vamos ao Enredo.

Leon S. Kennedy – o protagonista desse jogo da série – agora agente do Serviço Secreto Americano, é convocado a uma missão para resgatar Ashley (depois eu digo o quanto me estressei com essa guria), que teria sido sequestrada por um culto denominado: “Los Illuminados” e que estaria em uma vila no interior de algum lugar da Europa.

images (3)Ao chegar lá, ele vê que os moradores não são muito amistosos, já que o receberam com uma grande e calorosa machadada – que é exibida na primeira aparição de zumbi do jogo – descobre-se que eles são “Ganados”(tradução: Gados), controlados como um grande rebanho por uma espécie de “pastor” chamado Satler, que utiliza um parasita denominado: “La Plaga”. O objetivo do culto era simples: Contaminar a filha do Presidente e devolvê-la, para contaminar o restante das pessoas dos USA.

Leon conta com ajuda de diversos personagens durante o jogo, fazendo com que o jogo seja praticamente obrigatório a qualquer fã de RE ou Games em
geral, sendo considerado pelo canal G4 como o melhor Resident Evil de todos os tempos. O enredo realmente é incrível, mesmo tendo alguns diálogos que cortam o clima de tensão de algumas cenas, porém algo me decepcionou muito nesse jogo.

A ambientação. Existem muitas cenas no jogo que se passam durante o dia! Isso acaba com o clima de suspense ou terror. Algumas críticas se referem aos zumbis não serem…Zumbis, mas isso não tem tanta importância, pode ser qualquer bicho que no escuro vai ficar macabro! Mas, isso é só 40% das cenas, algumas (principalmente uma em especial) dão um baita medo enorme no jogador. A jogabilidade é sensacional tirando o fato do Leon não conseguir se mover enquanto mira, o que causa certa agonia às vezes.

O que f*de mesmo em RE4 é a Ashley. QUE MENINA CHATA DO CARAMBA!!
Você fica mais da metade do jogo “pagando de babá para essa guria”, que não sabe pelo menos se esconder ou ajudar de qualquer forma, só serve para gritar: “LEEOOOOOON HEEEEEELP!” e morrer fazendo dar Game Over.

A trilha sonora do jogo é maravilhosa, como de praxe de jogos da Capcom. Os gráficos eram lindos para a época e até nos Remasters de hoje em dia permanecem belos. Leon protagonizou outros Resident Evils, mas foi esse que fez eu me tornar um fanboy de Leon por um motivo simples: Ele está totalmente BADASS!

00Em uma cena em especifica que vou até deixar o link : (https://www.youtube.com/watch?v=KFM1umQWS8E
Quem jogou sabe que cena estou citando.. Nela, ele demonstra que é um Super Sayajin!

Resident Evil 4 foi sem duvidas um marco na história da saga, ganhando notas altíssimas de revistas especializadas em games.
Dou 4,3/5 para o jogo, por motivos que já disse anteriormente que sério quem jogou sabe o quão irritante é a IA da Ashley.

Então, espero que vocês tenham gostado e adquirido certo conhecimento sobre este jogo.

Para me encontrar na rede e enviar seu email acesse:
contato@spherageek.com
Twitter: @JackSpheraGeek

Um abraço,

Jack