Sphera Literária #40 : O que é Literatura?

Nossa Amiga  Laíse, do canal Boards e Books, nos brinda  com seus pensamentos sobre o que é literatura. Vamos saber mais ?

 

czytelnia_czytelniaEntão o que é Literatura?
Segundo o dicionário Michaelis:

  •  Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos ou práticos.
  •  O exercício dessa arte ou da eloquência e poesia.
  •  O conjunto das obras literárias de um agregado social, ou em dada linguagem, ou referidas a determinado assunto.
  •  A história das obras literárias do espírito humano.

Há alguns meses, uma grande polêmica em torno na definição da palavra literatura e de palpites sobre o que é literário, invadiu as redes sociais, gerando debates por vezes sadios e  outrora inconsequentes. A polêmica surgiu em torno de uma declaração feita pela escritora de livros infantis e infanto-juvenis, Ruth Rocha, que completara 50 anos de carreira. Tal declaração consistia na opinião pessoal de que “Harry Potter não é literatura”. Essa opinião  gerou balburdia nas redes e despertou a retaliação de vários fãs da série Harry Potter, da escritora J. K Rowling e de livros contemporâneos de fantasia e gêneros afins.

Não me aterei a este episódio especifico, pois abrir uma discussão relacionada a uma  opinião pessoal é algo, a meu ver, sem fundamento. Mas o debate sobre o tema levanta diversas questões relevantes. Até que ponto a definição de literatura será objetiva e concreta e não subjetiva?

Vemos na definição do dicionário que literatura é a ARTE de compor escritos, em prosa ou verso, é o conjunto de obras literárias de um povo, é a história das obras literárias do espirito humano. Levando em conta essa definição, qualquer escrito, sobre qualquer assunto e em diversas linguagens, pode ser considerado literatura.

Mas então chegamos ao ponto da adjetivação, o que é a boa literatura? A pergunta que vem consequentemente ligada a essa primeira é: boa para quem? Cada individuo carrega em si pressupostos históricos, sociais, econômicos e culturais que influenciam diretamente em seus gostos pessoais, inclusive os literários. Diante das referencias individuais teremos a diversidade. É, portanto, impossível descrever uma boa literatura no sentido generalizado. O que é bom para mim pode ser péssimo para você.

Nesse ponto caímos no tema central desse texto: o medo do novo. Podemos diferenciar um clássico como boa literatura em detrimento de um contemporâneo fantástico (apenas um exemplo citado) como modismo e entretenimento? Não, porque simplesmente essa diferenciação parte de adjetivos diferentes. Não é porque um livro é considerado “boa” literatura, na sua época ele também não foi uma moda (best seller como bem chamados), bem como não é porque um livro contemporâneo é moda e entretenimento que ele não pode ser considerado “boa” literatura. Um pressuposto não exclui o outro.

O pré-conceito literário é evidente em várias esferas da área. Pré-conceito dos que veneram os clássicos em detrimento dos best sellers, dos que odeiam auto ajuda, dos que  acham eróticos dispensáveis e sem sentido, ou dos que simplesmente se fixam a um ponto apenas. Isso se chama: medo do novo. A opinião particular precisa vir após o pré-conceito  superado, não superado pela aquisição do “novo estilo”, mas pelo conhecimento deste.

Esse texto foi apenas para frisar a importância de experimentar sair da zona de conforto e quebrar barreiras outrora intransponíveis, sem claro ferir conceitos e princípios. A definição de literatura é objetiva e clara, porém opiniões pessoais sobre os adjetivos que a esta podem ser atribuídos devem ser respeitadas. “Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo” (Voltaire).

 

Conheça um pouco mais dos trabalhos de nossa convidada acompanhando tudo pelas redes sociais.
Canal Boards e Books
Blog: http://boardsebooks.blogspot.com.br/
Oficinas Lúdicas – https://www.facebook.com/oficinasludicas
Fanpage Boards e books – https://www.facebook.com/boardsebooks
Twitter: https://twitter.com/lailima19
Instagram: http://instagram.com/lailima19
Ludopedia: http://www.ludopedia.com.br/usuario/l…
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/1236487
Snapshat: lailima19