SpheraBook #14 – O Silmarillion Parte I – Princípio, Família Tolkien e Ainulindalë (Tolkien F’ever #01)

Bem-vindos Geeks e afins, NÓS VOLTAMOSSSSS (we turn)!!!

E para reiniciar o processo, depois de quase um mês em stand by, venho falar deste livro que deu início a minha minibiblioteca. No dia 16 de dezembro de 2009 eu consegui comprar este livro depois de procurar com afinco, pois o filme Senhor dos Anéis me contagiou e me fez querer saber mais e mais sobre o mundo de Tolkien. A ideia de montar a biblioteca veio ao fato  de eu não conseguir completar a leitura do livro, pois a sua complexibilidade é ímpar e com isso começou a minha saga pela leitura.

Este ano eu proclamei que estou pronto e para minha surpresa comecei a lê-lo no dia 16 de dezembro deste ano(2013), justamente quando fez 9 anos de sua compra. Por causa disso, decidi fazer um especial Tolkien até o dia 16 de dezembro de 2014, no qual farei 10 anos de dedicação à leitura. Com isso, lerei e verei sua obra, entre livros e filmes, na ordem cronológica de fatos.

Vamos que vamos!!!

Sinopse

‘O Silmarillion’ relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os eventos narrados em ‘O Senhor dos Anéis’. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos.

Análise 

Lançado em 1977, é o primeiro livro depois da morte de J.R.R. Tolkien em 1973. Seu filho Christopher Tolkien ficou com a grande missão de juntar os seus manuscritos e lançá-lo como a fonte do início e da Primeira e Segunda eras do universo Senhor dos Anéis. Lembrando que a saga do Senhor dos Anéis se passa na Terceira Era. Vale ressaltar ainda que alguns manuscritos são anteriores até mesmo ao Hobbit, primeiro livro lançado pelo Tolkien Pai. Seu filho afirma que o Silmarillion é algo construído desde  1917 até a morte do pai em 73, completando assim  56 anos de formulação.

O Livro é dividido em 5 partes, na qual iremos narrar aqui separadamente. A pedido do pai, todo o seu conteúdo foi lançado em somente um livro e ainda rege uma proibição para que o mesmo conteúdo não possa ir para a telona. O Tolkien Neto já falou que passa a régua e libera tudo!

AINULINDALË (1ª Parte)

Aqui teremos o início do mundo, gerado através da poderosa música cantada dos corações dos Ainur a AINULINDALË.

Nessa primeira parte é de narração bem simples e rápida, tendo poucas páginas e deixando inteirado de como surgiu a terra média e seu entorno.

Ali já teremos o inicio de disputas, vale muito a pena ler e de longe já empolgante!

Links

Tolkien Brasil

Tolkien Pai Wiki

TolkienFilho Wiki

AINULINDALË Wiki

Nota Geral

Bonequinho nota 8

“E então Eru levantou as duas mão e cessou a musica…”

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=b9tjtywKEF4]

One thought on “SpheraBook #14 – O Silmarillion Parte I – Princípio, Família Tolkien e Ainulindalë (Tolkien F’ever #01)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>