SpheraBook #19 – Literando: Cartas de Amor aos Mortos

Carta de Amor aos Mortos

Literando no Sphera

Olá!

Eu sou Monika Andreotti, idealizadora e mãe do Blog Os Literatos e todos os sábados estarei por aqui pra falar um pouquinho desse vasto assunto que é o universo literário. Como postagem inaugural, não poderia deixar de falar de um livro bem polêmico: Cartas de Amor aos Mortos de Ava Dellaira.

Trata-se de um livro de ficção do gênero literatura juvenil que está em sua primeira edição (2014) e já é recorde de opiniões divergentes a seu respeito. Ele faz bem o estilo AME-O ou ODEIE-O e eu engrosso o time dos que amaram, por este motivo não consigo entender o que levou algumas (muitas) pessoas a não gostarem dele.

Toda história gira em torno da autodescoberta e da superação de um trauma familiar. Laurel, a protagonista da história é uma adolescente que vive um mundo de ilusões após a morte de sua irmã May. Ela foi a única que estava no local, mas não consegue se lembrar de como tudo aconteceu. O que a faz se sentir culpada e adotar uma postura bem diferente do que ela realmente é.

Laurel muda de escola quando termina o Ensino Fundamental, em uma nova escola ela poderia viver normalmente dentro da postura que adotou, sem ser vista com olhares piedosos pelas pessoas ao seu redor.

Nessa nova escola ela conhece algumas pessoas que se tornam seus melhores amigos. São personagens tão bem escritos e tão intensos que em minha modesta opinião mereciam um livro só pra eles. E claro, ela conhece seu grande amor também – Sky, o esquisitão da escola. Mas a relação dos dois é bem conturbada por conta dos traumas que ela carrega.

A história toda é narrada nas páginas do diário de Laurel que, a cada dia escreve em forma de carta para uma personalidade morta. Era pra ser apenas uma carta a pedido da professora, mas a experiência agradou tanto Laurel que ela decidiu continuar a escrever em segredo.

Talvez seja isso que desagrade alguns leitores. Laurel mescla fatos cotidianos e lembranças do passado com a história de vida das personalidades que escolheu para escrever as cartas, de forma que uma coisa case perfeitamente com a outra. Achei isso fascinante!

Enfim, entre os altos e baixos da vida de um adolescente típico, uma mãe ausente por não suportar a perda da filha, um pai com o coração corroído, uma tia fanático-religiosa, um namorado esquisito e amigos cheios de problemas, Laurel vai amadurecendo e se desvencilhando aos poucos da postura adotada.

Mas sua vida só vai se normalizar quando ela superar totalmente o trauma e escrever uma carta para sua irmã.

Quotes preferidos:

“Quando você fala de beleza, não está falando de algo bonito, está falando de algo que nos torna humanos.”

“Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos.”

“Pode ser difícil acreditar que alguém te ama, se você tem medo ou não sabe exatamente quem é.”

Livro: Cartas de Amor aos Mortos

Autor: Ava Dellaira

Editora: Seguinte

Páginas: 344

Sinopse:

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora.

Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.

Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era – encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um – é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Link’s

Blog os Literatos

Post no Blog os Literatos 

4 thoughts on “SpheraBook #19 – Literando: Cartas de Amor aos Mortos

  1. Oi Monika!
    Parabéns pela resenha e pela estréia!
    Preciso te dizer, só com essa sua resenha me apaixonei pelo livro!! <3
    A capa já é bem fofa, e só pelo que você contou, a história deve ser fantástica, não vejo a hora de poder comprar ele. As citações que você escolheu são lindas, me deixou bastante curiosa em relação à história!

    Bjão
    Juh

    http://usagisworld.blogspot.com.br/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>