SpheraBook #22 – Literando: [Projeto BLC] Postagem #2 TAG Livros ou Travessuras?

Stampa

Olá!

Você já ouviu falar no Projeto BLC? Não? Eu explico. O Projeto BLC ou Blogagem Literária Coletiva nasceu da iniciativa de três blogs: Os Literatos, Chá & Livros e Diário de uma Livromaníaca, com o intuito de conhecer mais o trabalho dos habitantes da blogosfera, divertir os leitores com suas postagens bem humoradas e criativas e ainda premiar alguns participantes. Saiba mais sobre o projeto aqui. (link abaixo)

.

http://www.osliteratos.com.br/2014/09/projeto-postagem-literaria-coletiva.html

.
Como em Outubro comemoramos o Halloween, o Projeto BLC apresenta a TAG “Livros ou Travessuras?”.Dessa vez vamos entrar no mundo do terror e mistério, homenageando os personagens que caracterizam o Halloween ou, como chamamos aqui no Brasil, O Dia das Bruxas.Para isso, criamos uma brincadeira em forma de TAG, onde para cada personagem de histórias e lendas de horror, temos que associar a um livro que lemos. Vamos nos divertir?

——–
Livros ou Travessuras?
.
-
.
1°. Livro Drácula: Os vampiros são caracterizados por sugar o sangue alheio, cite aquele livro que sugou todas as suas forças, deixando você sem ar.
.
UM_CASO_PERDIDO_1394559704P
.
.
O meu Livro Drácula foi Um Caso Perdido / Hopeless – Collen Hoover.
Nunca vi um livro pra me deixar tão balançada quanto este. A história tinha tanto de mim que houve momentos em que achei que tratava-se de uma história baseada em fatos reais, os meus fatos reais. Sofro uma ressaca literária dele até hoje.
.
-
.
2°. Livro Fantasma: É de consenso geral que os fantasmas existem nas histórias de terror para assustar e assombrar a todos. Comente sobre aquele livro que te assombrou durante muito tempo.
.
BONECA_DE_OSSOS_1392153213P
.
O livro que me assombrou e assombra até hoje, literalmente falando, é Boneca de Ossos – Holly Black.
Talvez porque seu personagem principal é uma boneca (uma coisa que me causa medo: boneca) ou talvez por abordar o sobrenatural (outra coisa que me causa medo: assombração), mas a história é adorável e este livro me assombra tanto positivamente por conta da trama juvenil super bem narrada, dos personagens e até pela boneca que apesar de assustadora é bem interessante (que medo), quanto negativamente por causa do suspense contido na trama. Detalhe: Eu não consegui ler ele a noite!
.
-
.
3°. Livro Lobisomem: Tal qual a licantropia que passa de mordida por mordida, cite um livro que você gostou tanto que indicou a várias pessoas.
.
PO_DE_LUA__1404843105P
.
Indiquei e continuo indicando o Pó de Lua da Clarice Freire.
Costumo dizer que este livro é uma versão feminina de Eu Me Chamo Antonio, tão fofo quanto. Os poemas e versos são divididos por fases: as quatro fases da lua e para cada poema há uma ilustração (o charme do livro). As minhas fases preferidas são a Lua Nova e Crescente. A leitura é rápida e você não se cansa de ler e reler. Virou meu queridinho.
 .
-
.
4°. Livro Bruxa: Bruxas são famosas por jogarem feitiços e maldições nas pessoas. Portanto, conte-nos qual livro que te enfeitiçou, pode ser tanto de forma positiva quanto negativa.
.
 COLIN_FISCHER_1392151925P
.
Acho que já deu pra perceber que sou fã de livros que abordam temas atuais. Muito se fala sobre o Asperger hoje em dia, mas não de uma forma tão leve, de fácil entendimento e principalmente, sem denegrir de forma grotesca os sintomas do Asperger. Colin é um menino apaixonante que ilustrou de forma perfeita a realidade desta forma de autismo.
 .
-
.
 7
5°. Livro Frankenstein: Infelizmente, o Frankenstein é aquele personagem o qual as pessoas julgam pela sua aparência aterrorizadora. Em sua homenagem, comente aquele livro que a princípio você julgou mal pela capa, mas ao ler você acabou gostando da história.
.
CONFIE_EM_MIM_1259105514P
.
As tonalidades de azul em contraste com o preto é que salvam a capa deste livro. Achei ela tão sem graça (tá, eu sei que não é pra rir). Sei que tem a ver com o enredo, mas não me cativou. Muito ao contrário da história, que pra mim foi perfeita. Aquela coisa doida que só o Harlan consegue de falar de mil personagens separadamente e ao final entrelaçá-los de uma forma mágica, me conquistou. Este foi o livro que me fez virar fã incondicional de Harlan Coben.
.
-
.
6°. Livro Zombie: O Zombie é aquele personagem clássico que não dorme. Qual foi o livro que te fez ficar acordada a noite toda sem conseguir parar de ler?
.
A_VIDA_DO_LIVREIRO_AJ_FIKRY_1399580293P
.
A Vida do Livreiro A. J. Fikry – Gabrielle Zevin.
Este é o tipo de livro que devemos ler por indicação, pois a sinopse não faz jus à grandiosidade dele. É tão gostoso acompanhar o que acontece na vida de Fikry, todos os processos de mudanças que acontecem, que não da vontade de parar de ler. Apesar de ser outro livro que divide muito a opinião a seu respeito por conta de seu final, confesso que gostei bastante. Estou devendo resenha.
.
-
.
7°. Livro Gato Preto: Essa é aquela lenda que você não sabe se acredita ou não e acaba ficando confuso. Sendo assim, fale daquele livro que te deixou confuso, sem saber muito bem como reagir a ele.
.
PERDAON_LEONARD_PEACOCK_1375464387P
.
Perdão, Leonard Peacock – Mattew Quick.
Confusa é pouco. Leonard é o tipo de personagem que te faz amá-lo em alguns capítulos e odiá-lo em outros, ele irrita com esse papo de querer matar seu melhor amigo e se matar, mas ao mesmo tempo, é um menino tão adorável, com uma mania pra lá de interessante. A história é bem “forte” e aborda temas profundos como pitadas de homossexualismo, abuso sexual e trauma familiar, acho que consegui captar a mensagem do autor, me perturbou, mas gostei da leitura. Também em débito com a resenha.
 .
-
.
8°. Livro Fogueira: A fogueira foi a causa das mortes injustas de muitas “bruxas”, assim como um símbolo presente em várias narrativas de horror. Conte sobre aquele livro que acendeu uma chama interior e te deixou pegando fogo de tanta raiva.
 .
 VINTE_GAROTOS_NO_VERAO_1392153733P
.
Raiva por ele ter acabado. Outro livro que narra muitos trechos da minha vida, minha época de praia, surf e os amigos de temporada. Uma delícia poder viver as aventuras de Anna, Frank e Matt e todos os problemas decorrentes de um segredo descoberto. Adoraria ver Vinte Garotos no Verão virar filme.
 .
-
.
9°. Livro Cavaleiro Sem Cabeça: Diz a lenda que o Cavaleiro que assombrava Sleepy Hollow perdeu a cabeça durante a Guerra da Independência dos EUA. Porém aqui o que faz perder qualquer parte do corpo são os livros, por isso, conte-nos sobre aquele livro que te fez perder a cabeça, ou seja, a compostura.
.
RATOS_1314452316P
.
Geeeeente, eu fiquei com medo desse livro. Queria abandonar a leitura de tanto pavor, mas fui firme, forte (e curiosa, claro) e continuei até o fim. Ainda bem, pois gostei bastante. É o tipo de leitura que te surpreende, principalmente, quando você percebe que está torcendo pelo que não é certo. Apesar de perturbador, é uma leitura bem legal, diferente das convencionais.
 .
-
.
10°. Livro Cemitério: O cemitério é um cenário clássico do Halloween e das narrativas de terror, ele é considerado um lugar terrivelmente calmo e silencioso, reservado para o sepultamento dos mortos. Para caracterizar o cemitério, cite aquele livro que você enterrou na sua estante, não terminou de ler ou nem mesmo começou, seja por ter esquecido ou por ter desanimado com a história.
.
MELANCIA_1331335571P
.
Já estou ficando famosa por não gostar de Melancia. Tem gente que ouve falar deste livro e já o associa a meu nome, de tanta raiva que tenho dele. Ou será que a raiva é por não conseguir terminar de ler? É só olhar pra ele, pra ter uma crise de tédio. Este, a curiosidade por saber o final não é suficiente para me fazer terminar a leitura. Enquanto a curiosidade não me vence, ele continuará “enterrado” em minha estante.
 .
-
.

Então é isso. Missão dada = missão cumprida. Que venha a próxima!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>