SpheraBook #24 – Dicas da Japa: Extraordinário (R.J. Palacio)

b_facebook_extraordinario_01b Halloii !

 
Hoje no Dica da Japa , falaremos de um tema muito falado mas não tão executado. Ele está presente tanto na escola , em casa, nos livros, filmes, documentários.
E não é nada mais nada menos que o preconceito…
Antes de começar a análise dessa semana , farei uma coisa diferente , para entrarmos no clima , colocarei  abaixo uma frase
 

“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. NELSON MANDELA”

-> Extraordinário

O livro conta a história de August Pullman ou simplesmente Auggie. Ele é um menino de 10 anos , que faz coisas comuns como jogar bola , andar de bicicleta , ter Xbox. Mas Auggie não consegue fazer essas coisas em público sem provocar choros , sustos e caras de medo…
Auggie possui uma deformação facial , onde já fez mais de 26 cirurgias .
Agora, esse garoto vai passar por uma nova etapa em sua vida , a escola…
Ele vai ter que superar desafios , lidar com o preconceito e ainda fazer amigos.
Parece algo impossível para nós , até mesmo de nos imaginarmos nessa situação, mas Auggie é simplesmente extraordinário.
 
-> Análise
O livro trata desse tema muito bem , sob o ponto de vista de uma criança (como John Boyne escreve em seus livros) ,mostrando a ótica de todos a sua volta , como os pais , sua irmã e seus amigos. A história mostra o cotidiano de uma criança com essa síndrome e como ela lida com o preconceito, gritos, brincadeiras.
O livro foi escrito por uma escritora iniciante (R.J. Palacio) , em que ela decidiu escrever o livro pois quando estava tomando sorvete com seus filhos , encontraram uma criança parecida com o protagonista. O que aconteceu foi que os filhos da escritora ficaram assustados e ela ficou  muito envergonhada.
O livro trata de um assunto sério com uma linguagem simples e muito objetiva. Ele me surpreendeu muito .
.
-> Frase de reflexão
.
” Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum , em que ninguém nunca prestasse atenção”. 
.
.
garota lendo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>