SpheraBook #25 –Dobradinha Literária: O Doador de Memórias (Lois Lowry)

o-doador(1)

Olá amigos do Sphera!

O livro que deixarei como dica para vocês esta semana chama-se o Doador de Memórias, de Lois Lowry.

Considero esta distopia uma obra bem diferente das distopias que viraram febre no cinema como Jogos Vorazes e a trilogia Divergente.

Ao completar 12 anos, cada uma das crianças é indicada, em uma grande cerimônia, ao posto que deva assumir na vida adulta, e Jonas é o novo “recebedor de memórias”.

Ele inicia seu treinamento intenso e sigiloso com o único doador da comunidade, todos obedecem aos anciãos e são organizados  de modo dominador  para que assim tornem-se uma sociedade perfeita. Seus integrantes não conhecem a dor, tristeza, fome. Não possuem sentimentos intensos, não existe a desigualdade, e inclusive as cores. Não existem problemas ou situações conflituosas entre seus membros. Logo, tudo se mantêm em ordem, cada um desempenhando o seu papel social da melhor maneira possível.

Com o treinamento, Jonas vai descobrindo a verdade sobre sua história e a história da humanidade, já esquecida por todos.

Achei este livro FANTÁSTICO, porque mostra em poucas pinceladas o quanto é fácil dominar uma população e escravizá-la sem mesmo que se perceba. Adorei o livro e indico a todos que desejam refletir seu papel neste mundo.

Para quem se interessar segue o link do vídeo que fiz sobre o livro, ok?

Abraços..

newbook