SpheraBook #42 – Literando:Pó de Lua – Clarice Freire [Resenha]

1

 

Não sou muito fã de poesias, mas quando me deparei com Pó de Lua, foi amor a primeira vista. A capa nos remete a algo mágico e o tema é mágico, isso me chamou muito a atenção para o livro.

E qual não foi minha surpresa ao folheá-lo e me deparar com algumas ilustrações (típicas da Clarice Freire) que, no início achei um pouco infantilizadas, mas ao terminar a leitura, fiquei completamente apaixonada por elas.

São umas mais lindas que as outras. Parece que foram desenhadas ali, naquela hora e não impressas. Não são desenhos profissionais, mas eles tem uma graça toda especial e tudo a ver com a energia positiva que o livro nos transmite. É o casamento perfeito entre versos e imagens.

O livro é dividido em quatro fases: As quatro fases da Lua. De uma em uma, nota-se a evolução da autora, como se cada fase da Lua representasse uma fase na vida dela, desde aquele período de tristezas, dúvidas e introspecção à volta da alegria e o amadurecimento proveniente deste percusso. As fases que mais gostei foram a da Lua Nova e Lua Crescente, as cores são mais alegres, as palavras são empregadas sem a incerteza e melancolia existentes nas primeiras fases.

2

A leitura é bem rápida e a cada folha você se impressiona com a forma que a autora transforma suas dúvidas, amores, temores e certezas em versos. É realmente lindo, não só de se ler mas também de sonhar junto com a leitura. É realmente mágico!

3

Quando ela diz que escreveu o livro, pois, as palavras não cabiam mais em si, não estava brincando. Fica bem nítida essa sensação ao ler a primeira estação da Lua.

4

Enfim, uma leitura para se fazer a qualquer hora, em qualquer lugar e principalmente em qualquer estação da Lua. Gostei tanto do livro que o carrego para todos os lugares comigo e não me canso de folheá-lo e lê-lo novamente e mostrá-lo às pessoas e namorá-lo mais um pouquinho, todos os dias.

5

Uma excelente opção de presente para todas as idades. Com certeza ele se tornará o queridinho de muita gente e, se isso não acontecer, tem alguma coisa errada aí. Talvez esteja na hora de rever seus conceitos sobre poesia/poemas, assim como eu fiz…

6

 

Título: Pó de Lua

Autor: Clarice Freire

Páginas: 192

Editora: Intrínseca

 

Sinopse:

Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como ‘Pó de Lua’, sua receita infalível ‘para tirar a gravidade das coisas’.

Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras.

Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente.

Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua – minguante, nova, crescente e cheia – ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.


Monika Andreotti

Blog Os Literatos