SpheraLiterária #07 – Dicas da Japa: “Bonsai” de Alejandro Zambra

Halloiiii !

 Falaremos sobre o livro ” Bonsai” de Alejandro Zambra
 .
História ->
Logo no começo do livro,  já somos surpreendidos com esse parágrafo:
 “No final, ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, morre e Julio não morre. O resto é literatura.” 
O livro conta a história de dois estudantes chamados Julio e Emília , que se apaixonaram em um grupo de estudo , compartilham o amor pela literatura . Foram felizes realizando a atividade que mais gostavam que era : lerem juntos. Os dois jovens tristes se separam, Emilia fica feia e deprimida, Julio ensaia formas de ser escritor,  Nesse  meio tempo , Emilia se mata,. Percebemos que  a história continua, mas não continua. Antes de saber que a mulher se atirara sob um trem de metrô na Espanha, Julio escreve um falso romance, um romance desnecessário, cria dois desenhos e faz um bonsai. Julio nos diz “Não se planta um bonsai, faz-se um bonsai”
Mas como diz o título desse livro , Bonsai é uma plantinha  em que é preciso dedicação, ter cuidado, dar muita atenção e amar muito.
 .
Análise->
Apesar de ser um livro pequeno, ter poucos capítulos , ele me mostrou ser um livro muito profundo, me, mostrando , de uma forma diferente , uma mensagem muito bonita .
Gostei muito do título e como o Bonsai foi usado.
Recomendo para todos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>