Spheralivro #DPL Versão 1.0: Desafio I – Desbravando a Era de ouro Inglesa!

Geeks e Desafiados,

Esta postagem faz parte do Desafio Power Literário – Versão 1.0, promovida pelos blogs Sphera Geek e Dobradinha Literária em parceria com o blog LiteraMusica.

Para participar é simples. Você se inscreve no Formulário do desafio, entra no Grupo do DPL no Facebook e aguarda a confirmação de sua inscrição no seu e-mail. Você também encontrará os links para a inscrição nos blogs organizadores. Qualquer dúvida manda um e-mail para a gente dpl.desafioliterario@gmail.com.

 

 Desafio 1:  Desbravando a “Era de Ouro da Literatura Infantojuvenil Inglesa”

 

Introdução:

 

As memórias da infância permeiam a todos os adultos, com seus sabores e canções. Quem não se lembra de uma música, um filme ou um bom livro adaptado? Os livros sempre privilegiaram as crianças com muitas adaptações bem criativas trazendo textos muitas vezes complexos para o olhar infantil. Muitos foram os autores e títulos que participaram do crescimento das crianças durante a era de ouro da literatura, como Monteiro Lobato, Ruth Rocha, entre outros.

Na Inglaterra temos a chamada Era de Ouro da Literatura Infantojuvenil, onde os já conhecidos Alice no País das Maravilhas (Louis Carrol), Peter Pan e Wendy (J.M.Barrie), e Mary Poppins (P.L.Travis) também fizeram parte de nossas infâncias.

Neste período, os autores adquirem espaço para criticar o modo de vida cotidiana e educacional. Seus personagens são quase sempre crianças, que buscam liberdade através de suas aventuras.

 

Missão 1 – (Easy) O que marcou sua infância?

Estamos agora no túnel do tempo. Não há nada mais prazeroso do que boas lembranças ainda mais as infantis não é?

Sua missão: Exemplifique utilizando diferentes mídias (música, TV, livros, etc.), momentos e situações que marcaram sua infância.

  

Missão 2 – (Medium) Peter Pan e Wendy

Uma obra que mereceu ser eternizada. E devido ao sucesso deste livro organizou-se um grande concurso literário para eleger uma sequência da obra. Poderiam participar pessoas de todo o planeta. O título ganhador foi Peter Pan Escarlate.

O cinema também fez adaptações bem próximas ao texto original e seus elementos se perpetuam até hoje no imaginário de muitos adultos que gostam de histórias de fadas, piratas, e de brincadeiras com gostinho de infância.

O autor utiliza a figura do narrador intrometido para contar a história, ou seja, mais do que apenas nos guiar pelo texto, o narrador faz observações sobre os personagens, dá sua opinião, adianta alguns fatos para, em seguida, retomar a narrativa, como se, de fato, estivéssemos ouvindo alguém contando uma história.

Sua missão: A partir de agora você está na Terra do Nunca, e será um escritor intromedito. Nesta história, qual papel você assumiria? Um pirata? Um menino perdido? Um… Jedi, a Bruxa do Leste do Mágico de Oz, um Alien que namora a mulher maravilha?

Crie um conto em primeira pessoa descrevendo como você se relacionaria com os personagens:  James Gancho, Peter Pan, Sininho e o temido crocodilo Tic-Tac.

Enfim à imaginação e mãos a obra!!

 

Missão 3 – (Hard) Marry Poppins

 Escrito por P.L. Travis, o livro apresenta uma heroína não infantil, o que destoa um pouco da característica deste período de ouro. Mary Poppins é uma babá misteriosa, que chega a casa do Banks para auxiliar nos cuidados de seus quatro filhos, um casal de gêmeos e os irmãos mais velhos Jane e Michael.

Histórias similares foram narradas em produções de cinema nos filmes de Nanny McPhee caracterizando uma nova roupagem para um texto que estaria esquecido se não fosse a insistência de Walt Disney em produzir o filme.

Muito se conhece da personalidade complexa e difícil desta escritora. Após um grande problema financeiro, a autora resolve vender os direitos para a Disney e acompanha de perto toda a produção, porém com exigências totalmente descabidas como: a proibição de animações e musicais.

Em 2013 foi produzido o filme Walt-Nos bastidores de Marry Poppins onde é apresentado um pouco da personalidade da autora e do notório Walt Disney.

Sua missão: Pesquise sobre a escritora e sua obra nos deixando uma breve biografia. Cite o que mais se destacou em sua opinião.

Após sua pesquisa, assista aos três filmes distintos, escolha uma cena de cada filme e nos relate sobre elas.

1º filme : Mary Poppins  produzido por Walt Disney

Sugestão : Clique aqui!

2º filme :  Walt – Nos bastidores de Mary Poppins

Sugestão : Clique aqui!

3º filme:  Nanny McPhee e as lições mágicas

Sugestão : Clique aqui! (Player VMVídeo)

 

Após realizar as três missões, você poderá dobrar seus pontos através desta missão extra.  Fique atento as várias possibilidades que poderão auxiliar você a conquistar mais chances no grande sorteio final!

 

Missão Extra: Alice no País das Maravilhas

 

Este livro é um dos marcos da literatura infantojuvenil, onde podemos encontrar nos dias de hoje adaptações diversas em vários seguimentos, como no cinema.

Para muitos que desconhecem este livro é considerado distópico, pois a organização do seu mundo difere de onde vivemos, sendo geralmente organizado  por um sério regime totalitário.

A literatura distópica cada dia tem conquistados novos leitores, prova disso é o sucesso da saga Crepúsculo, Divergente e Jogos Vorazes.

Sua missão é resenhar Alice no País das Maravilhas elencando situações e personagens que caracterizam a obra como distópica. Para isso, utilize qualquer fonte para sua pesquisa como filmes, animações, livros, etc.

 

Dicas: Escute o podcast e o vídeo que se encontram no Post.