SpheraRetro #07 – O conceito Nerd, a Tecnologia e o Arduino. (Ex-SpheraTech)

Por Leandro Carvalho,

Vamos fazer um pequeno salto no tempo linear e retornar para o surgimento do termo Nerd nos anos 80 no Brasil. Antes tinhamos os estranhos (freakers) e os chamados CDFs, mas o termo nerd sempre foi associado aos estranhos e não aos inteligentes, tudo bem que tem inteligentes estranhos, mas houve uma confusão por causa do filme a Vingança dos Nerds que enquadrou todos na mesma categoria e tudo virou Nerd. Em parte mais a frente no tempo tentaram resolver criando o termo Geek e explicaram que são Nerds ligados em tecnologia, vamos deixar claro que quem gosta de tecnologia não quer dizer que seja um e nem todo Nerd deveria ser chamado de Nerd, pois para ser NERD tem que ser acima da média intelectual e a maioria não é.

Sim!!!! Esta coluna vai ser polêmica pois além de tecnologia irei falar do verdadeiro sentido de ser um Nerd, se você não sabe a diferença entre AC/DC, microcontroladores e paridade quântica saia daqui ou vai ver Big Bang Theory para entender qual tipo de linha de trabalho pode ter um Nerd. Se você quer ser Nerd tem que ter mais de uma faculdade e no mínimo uma da área tecnologia senão você é somente um esquisito(freaker).

Agora que já expulsei os curiosos que não são iniciados e ficaram morrendo de raiva por eu dizer que são esquisitos e não são nerds, vamos começar o papo sério

Arduino, que bicho é isso? Não vou me aprofundar no assunto, apenas irei fazer o papel de guia espiritual e dar as dicas para aguçar a curiosidade, afinal todo Nerd ROOT é curioso por natureza.

O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, ou seja prototipagem utilizando como base a família de microcontroladores da Atmel. Qual o motivo de estar falando sobre isso? O Arduino foi criado por Italianos na filosofia do Opensource para o ensino de eletrônica, microcontroladores e robotica, foi feito para que qualquer um com o mínimo conhecimento de eletrônica e programação consiga desenvolver desde um sistema para apagar e acender as luzer de casa com o celular até um robô que se oriente sozinho pela sua casa.

O Arduino foi criado utilizando um conceito de modulos(shields) que agregam funções ao mesmo, por exemplo; você quer que a luz da sua casa seja acessa via bluetooh ou a porta do seu quarto seja aberta por bluetooth, o que precisa é programar o Arduino com o código para ativar a fechadura elétrica e incluir no mesmo por encaixe um módulo(shield) bluetooth.

Como toda a plataforma do arduino é opensource possibilita que qualquer um no planeta fabrique e distribua Arduinos e Shields, com isto ficou barato e com infinidade ilimitada de acessorios.

A seguir algumas referências que recomendo para ser ler e de resto use uma ferramenta de busca metida a Deus.

1) Links de Referência:

http://arduino.cc/
http://labdegaragem.com/
https://www.rlrobotics.ind.br/
http://www.electronicsisfun.com/
http://arduino-ce.blogspot.com.br

2) Livros Recomendados:

Arduíno Básico(Michael Mcroberts) – Editora Novatec
Primeiros Passos com Arduíno(Massimo Benz) – Editora Novatec
Arduino Cookbook(Michael Margolis) – O´Reilly

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>