[ST] Dia do Rock: Retorno em púrpura – Sound & Vision

Fala Galera,
Hoje no dia do Rock traremos de volta um dos maiores nomes do estilo e que após sua morte ano passado está mais vivo do nunca na Web. Alguns podem já ter imaginado que, mesmo tendo escrito sobre ele num Spheratons recente, Prince está de volta ao site.  Tenham paciência e fiquem mais um pouco!!! Nas últimas semanas saíram importantes novidades sobre o artista e toda vez que algo aparecer sobre ele deve ter algo por aqui.  Vai por mim, vai valer a pena…
Antes de morrer, Prince trabalhou no projeto de lançamento de uma edição de aniversário de seu melhor álbum, na minha opinião, Purple Rain.  Essa versão não chegou a ser lançada na época do aniversário do álbum e  ela permaneceu engavetada até agora.   Purple Rain Deluxe [Expanded Edition] foi lançado em Junho de 2016 com 35 faixas.  O primeiro disco traz o álbum original remasterizado em 2015 no QG do artista Paisley Park.  O segundo disco traz faixas selecionadas da época, saídas do precioso Vault do artista em que  existem anos de lançamento em faixas e/ou versões inéditas.  O terceiro disco, totalizando as 35 faixas que mencionei,  traz as versões dos singles e seus lado-B ( será que eu devia explicar o que é single e lado-B? =D ).  A edição física ainda traz um importante “mimo”…  Prince and The Revolution num show nunca lançado.  Este foi realizado em Syracuse, 1985.  Nesse show você pode encontrar todas as músicas do disco e mais alguns clássicos em uma apresentação histórica.
Um dos destaques dos discos é a versão inédita e desconhecida de Father’s Song que aparecia recortada no filme e se apresenta aqui de maneira mais completa.  17 Days, lado B do seu single de maior sucesso When Doves Cry, eu só conhecia do cover feito pela minha banda favorita Living colour e por versões em péssima qualidade no formato MP3.  Computer Blue ganha uma versão 3 vezes mais longa com uma longa seção “cantada” pelo computador chamada Hallway Speech Version.  As remasterizações foram acompanhadas pelo próprio Prince.  Das remasterizações até as faixas que viram a luz do dia, pela primeira vez agora tudo soa bem em um lindo trabalho que homenageia o músico.
A segunda novidade veio poucos dias depois na forma de um canal de You Tube oficial.  A relação do Músico com o site sempre foi complicada.  Apresentações do músico se multiplicavam na plataforma carregadas pelos fãs e eram retiradas por problemas de direitos autorais na sequência.  Algumas apresentações como a do Hollywood Bowl e do Rock and Roll Hall of Fame estavam nos canais oficiais dos eventos, mas, de resto, a obra era efêmera.  apresentações em Grammies e outras premiações, shows que foram televisionados como o do Rock and Rio de 1992 estavam disponíveis em lugares aleatórios por períodos de tempo igualmente inconstantes.  Seu canal no VEVO traz apenas 2 vídeos, sendo que um deles é um comercial.  Esse canal traz, até o momento, apenas clips e apresentações da época do Purple Rain.  Porém traz ainda a esperança de ver mais material oficial sendo disponibilizado já que o artista mantinha muito conteúdo arquivado em seu cofre.  Cada uma das apresentações têm algumas dezenas de milhares de views até agora com exceção de When Doves Cry que já beira as 200.000 visualizações.

E com isso fechamos a coluna de hoje tratando dos novos tempos da obra do Prince no meio digital.  Acredito que se tem muito a ganhar com essa disponibilidade de material fácil e de alta qualidade do artista na rede.  Certamente, sua obra não será esquecida…
Abraços e não saiam do tom,
Rodrigo Fernandes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>