Todo dia é Dia do Mestre

O que dizer do Dia do Mestre?

Sim, para mim, que tenho mais de 40 é assim que chamamos essa data especial, 15 de outubro. Professor para mim sempre foi sinônimo de mestre, aquele a ser seguido e que nos inspira a seguir a vida. Para mim, a profissão mais importante do mundo pois forma todas as outras. Sem professor, não tem médico, advogado, jornalista, engenheiro, etc. Sempre tive um modelo de professor dentro de casa: meu pai. Ele era professor de Direito e amava o que fazia. Sempre me falava que um dia deveria dar aula. Sempre pensei ser tímida para tal, sempre refuguei. Até estudar Espanhol. Quem sabe não darei aula um dia dessa língua estrangeira enriquecedora?

Tive alguns professores especiais, que me marcaram muito. Do Jardim de Infância às duas faculdades que fiz. Professores que sempre me ensinaram a pensar e a seguir a vida com ética e coragem. O professor nos estimula a estudar, conhecer, questionar e se aprofundar. Esse é seu papel. E percebia respeito dos meus colegas frente àquele ser magnânimo, de extrema competência que tinha a missão de nos ensinar e nos formar. Esse respeito se perdeu um pouco nos dias de hoje pela falta de limites que os pais dão aos filhos, em casa. E há uma crise generalizada da Educação, além dos baixos salários ainda pagos ao professor, ao nosso mestre, que devia ter os mais altos rendimentos. No Japão, é a única pessoa que o imperador se curva.
.
Ser professor hoje em dia é ser herói. É driblar todas as dificuldades com maestria e amor. É querer ajudar e estar perto de seu pupilo, não se furtando de broncas e cobranças de responsabilidades, que fazem parte da nossa vida cotidiana. Saudade de todos os meus professores, de todos os que cruzaram o meu caminho e mais ainda daquele que amei primeiro, em casa, fascinada com seu jeito peculiar de dar aula: meu pai.
 .
Feliz Dia do Mestre! Feliz Dia do Professor!! Oh, captain, my captain!!
 .
Forte abraço,
Assinatura Anninha